Iniciação à vida de oração




De manhã, ao levantar-se, tendo feito o Sinal da Cruz, faça os seguintes atos de adoração, de amor, de agradecimento, de propósito


        I.            Meu Deus, eu vos adoro e vos amo com todo o meu ser.

      II.            Agradeço todos os vossos benefícios, especialmente o de me terdes conservado nesta noite.

  III.            Eu vos ofereço as minhas ações, os meus sofrimentos deste dia, em união com as ações e os sofrimentos de Jesus e de Maria, com a intenção de ganhar todas as indulgências que puder.

    IV.             Proponho-me fugir de todos os pecados, especialmente de (é bom fazer um propósito particular quanto ao defeito em que mais se cai). Nos contratempos quero conformar-me sempre à vossa vontade. Meu Jesus guarde-me; Maria proteja-me sob vosso manto. Pai eterno ajude-me por amor de Jesus e de Maria. Meu anjo da Guarda, meus Santos Padroeiros, acompanhe-me.

Reze depois o Pai-Nosso, a Ave-Maria, o Credo, e três Ave - Marias em honra e pureza de Nossa Senhora.
  •    Nas diversas atividades e horas que se sucede o dia diga:
       Estudo, trabalho ou qualquer atividade semelhante: “Senhor, eu vos ofereço este meu esforço”.

Às refeições: “Meu Deus. Seja tudo para vossa glória. Abençoai-me para que não caia em nenhuma falta”.   

Ao meio dia: Angelus

Ao soar das Horas: “Jesus eu vos amo. Não permitas que eu me separe de vós”.

Nos contratempos: “Senhor, assim quisestes, assim também eu quero”.

Nas tentações repita frequentemente o nome de Jesus e Maria.

Tendo cometido alguma falta: “Senhor, eu me arrependo porque ofendi a vós, bondade infinitiva. Não quero fazê-lo novamente” Se houve pecado grave, confessar-se logo.

Oração no período da noite

À noite antas de deitar, agradeça a Deus as graças recebidas; faça o exame de consciência, o ato de arrependimento e os atos de cristão. 

Sugestão de exame de consciência

Faça as perguntas: O que fiz bem? O que fiz mal? O que poderia fazer melhor amanhã?  O exame tem que ser simples e rápido. Compreendendo  o exame de consciência 

"Precisas de um bom exame de consciência diário, que te leve a propósitos concretos de melhora, por sentires verdadeira dor das tuas faltas, das tuas omissões e pecados." São Josemaria Escrivá - "Forja, 481"

Ato de Contrição: Meu Deus, eu me arrependo de todo coração de vos ter ofendido, porque sois tão bom e amável. Prometo, com a vossa graça, nunca mais pecar.Meu Jesus, misericórdia!

Ao Anjo da Guarda: Anjo da Guarda, minha companhia, guarde a minha alma de noite e de dia.

Pelas Almas do Purgatório: Dê-lhes, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua. Descansem em paz. Amem.

Amado Jesus, José e Maria, dou-Vos o coração e a alma minha.
Amado Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.
Amado Jesus, José e Maria, expire em paz entre Vós a alma minha.

[Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai]


É de extrema importância ter uma vida de oração, pois sem a mesma, não conseguimos viver uma verdadeira vida cristã. Com a ajuda do nosso querido padre Paulo Ricardo, responderemos através de uma seleção do programa “A resposta católica”, algumas dificuldades e dúvidas sobre oração.

OBS: O link:" leia o texto" direciona você para o site do padre Paulo Ricardo para que você tenha acesso ao texto que corresponde ao vídeo.
  
1) Por que devemos rezar se Deus não vai mudar Sua Vontade?


"No Catecismo da Igreja Católica ensina que "a oração cristã é cooperação com sua Providência, com seu plano de amor para com os homens". (2738) Portanto, Deus não determina, na sua Providência, somente o efeito final, mas também as causas através das quais Ele irá realizar, Ele determina também o caminho pelo qual o Seu desejo irá acontecer"




 § Leia o texto

2)Qual o valor da oração de interseção?

 

 

3)Uma oração feita com distração tem valor? 


"A oração com distração não produz o crescimento necessário para fazer com que o indivíduo passe de morada em morada no seu castelo interior, portanto, é preciso lutar contra ela, concentrando-se para que haja realmente uma refeição espiritual."  


§ Leia o texto

4) Como combater as distrações durante a oração? 


"Embora não seja desejável, a distração é uma realidade na vida de todo cristão. Já se sabe que mesmo a oração feita de maneira distraída possui valor diante de Deus. Contudo, ela não propicia que a pessoa avance na vida de santidade e adentre outras moradas. A luta de todos deve ser, portanto, para combater a distração e assim auferir dela a refeição da alma, como ensina Santa Teresa d'Ávila."

 § Leia o texto


 5)Qual a importância do exame de consciência para nossa vida espiritual?

 "O coração do homem precisa estar centrado em Deus e o exame de consciência serve para mostrar o quanto é grande o afastamento, o quanto se está longe de Deus, do centro. Os pecados e as disposições habituais são apenas sintomas desse doença que é a distância do núcleo que é Deus. Portanto, identificar para onde está sendo orientada a vida é parte decisiva na cura."


 § Leia o texto

Página em construção [...]

Nenhum comentário:

Postar um comentário