Ser casto é muito mais do que ser virgem. No entanto, a
pureza, ou castidade, inclui necessariamente a vivência da virgindade. Ser
casto abrange toda a pureza de coração, de intenções e de desejo sincero de
fazer a vontade de Deus. Inclui a determinação de não pecar (e isso não somente
com relação ao sexo, mas em todas as áreas da vida). Inclui, ainda, uma
compreensão madura do que seja a vida e a decisão de viver para cumprir a
vontade de Deus.
Viver a pureza é uma grande graça, da qual hoje todos zombam
abertamente. É correr o grande risco de ser incompreendido, chacoteado,
caluniado, humilhado, maltratado. No entanto, vale a pena buscar esta graça.
Vale a pena pedi-Ia a Deus e colaborar com toda a nossa vontade para que ela
seja efetiva na nossa vida.
No meio do "Anti-tabu" do sexo, agressiva e
desafiadoramente praticado nos dias de hoje como algo muito natural, a busca da
vida pura é um desafio para jovens de têmpera. Os tolos e imaturos nem sequer o
entendem. Aqueles, porém, que encaram a vida com a serena alegria dos que crêem
em Deus abraçam o desafio com grande confiança de que a graça irá socorrê-los.
Falar de maneira genérica sobre a castidade nos levaria a
todo um tratado sobre a vida santa, o que é muito além de nossas possibilidades
e das desta revista. Como sabemos que o que mais questiona o jovem é a razão
para a castidade com relação à vivência da sexualidade, é sobre ela que
falaremos.
Baseando-se no texto de D. Rafael Cifuentes, vê-se que ele
ressalta três pontos essenciais:
A pureza de vida é um mandamento evangélico.
Parece óbvio demais? Engano! Há educadores (desculpe,
"educadores") que não mais entendem ou ensinam o sexto mandamento da
lei de Deus. O "Não pecar contra a castidade" não faz parte de suas
pregações ou é covardemente omitido. Conheço dezenas de casos de ensinos,
pregações, aulas, debates, mesas redondas, onde o representante do pensamento
cristão, de quem todos esperam respostas esclarecedoras e firmes, se perde em
observações esquivas, omissões e relativismos. Com certeza, infelizmente, você
conhece outras dezenas.
No entanto, a Palavra e a Doutrina continuam como antes. Não
mudaram. Não mudou tampouco (ao contrário do que muitos meios de comunicação
divulgaram) a visão da Igreja sobre o sexo pré-marital, a masturbação, o
homossexualismo, o adultério, a fornicação, a luxúria. No Catecismo da Igreja
Católica em língua francesa (sua língua original) estes conceitos continuam
imutáveis. Pensando bem, quem se atreveria a mudar um mandamento da lei de Deus
e, ao mesmo tempo, um mandamento evangélico ensidado por Jesus que diz:
"bem-aventurados os puros porque verão a Deus?" (Mt 5,8).
Enganam-se os que pensam poder-se relativizar o que está bem
claro tanto no Novo quanto no Antigo Testamento, tanto na Doutrina quanto na
Tradição e Magistério da Igreja. O problema é que hoje tem gente que nem a isso
dá importância.
Enganam-se, também, os que pensam que o casamento seria uma
"'quebra" da castidade ou uma "concessão" feita quanto a
este mandamento. Muito pelo contrário: a noção correta de castidade envolve o
mandamento evangélico da pureza que deve, obrigatoriamente, estar presente
tanto no matrimônio quanto no sacerdócio ou no celibato. O conceito evangélico
de pureza ultrapassa o de estado de vida.
O segundo ponto ressalta que "o mandamento é muitas
vezes recalcado devido à mentalidade de hoje".
De fato. Tem-se medo de pensar diferente, de ser diferente
da imensa maioria das pessoas, sejam jovens ou adultos. Tem-se medo de
testemunhar o que pensa Deus a este respeito, o que a Igreja ensina, o que todo
nós, no fundo no fundo, temos desejo de viver, pois Deus nos criou para sermos
santos. O medo e a covardia, sem falar na ingratidão, nos levam a calar, a
sermos omissos, a preferirmos a mentalidade do mundo à vontade de Deus. Desta
forma, "recalcamos" o mandamento evangélico da pureza, isto é,
abafamo-lo, ignoramo-lo, tratamos de relativizá-lo para sermos mais
"normais", mais bem aceitos. Corremos até o risco de achar que se
fizermos isso vamos ter mais facilidade de nos aproximar dos jovens e levá-los
a Jesus. Terrível engano! Como se pode levar alguém a Jesus deixando-o em seu
pecado? O método de Jesus era bem diferente. Ele se aproximava amorosamente do
pecador, mas não admitia seu pecado. Claro, não condenou jamais o pecador e, no
entanto, nunca deixou de condenar o pecado abertamente e a ordenar com clareza:
"Vai e não peque mais" . Quanto mais a gente conhece a beleza de alma
que Deus deu ao jovem, mais a gente se convence que o que ele quer é Jesus.
Jesus como Ele é: verdadeiro; radical quanto à perfeição de vida, mas
extremamente misericordioso para com o pecador; absolutamente radical quando se
trata de redimir ou retratar o pecado (veja-se Zaqueu), mas extremamente
flexível quanto à regeneração do homem aviltado por seus pecados. Jovem quer
Jesus. Um Jesus corajoso, radical, misericordioso, livre, como o jovem deseja
ser.
O terceiro ponto é contundente: este recalque do mandamento,
seja por medo e covardia, seja na ilusão do ser aceito para
"evangelizar", "produz distúrbios espirituais e psíquicos".
Nada mais previsível. Se Deus criou o homem pua o amor a
Ele, a seus irmãos e a si mesmo, tudo o que venha deturpar esta finalidade
última de amor e santificação deforma o homem. A isto se dá o nome de pecado.
O recalque do princípio evangélico da pureza visto aqui
principalmente como o princípio de castidade, traz enormes prejuízo
espirituais, especialmente devido à intemperança e ao vício. E, veja, aqui não
estamos falando somente de coisas "'fortes" como relações sexuais
antes do matrimônio ou masturbação e homossexualismo masculino ou feminino.
Estamos falando de toda uma caminhada de relacionamento também no namoro e no
noivado, caso a vocação do jovem seja a do matrimônio. Estamos falando também
dos pensamentos, das fantasias, dos filmes e revistas, dos programas de televisão
(mesmo aqueles que parecem meros programas de variedades, mas contêm centenas
de sentidos duplos em cada palavra dos apresentadores) das conversas; da
maneira de vestir; do comportamento sensual ao andar, falar, sentar; das
diversões;, da busca desenfreada de mais prazer, de mais emoções, de mais
"coisas novas".
Tudo o que, no campo da sexualidade, for uma manipulação do
meu irmão para o meu próprio prazer é contrário à castidade, seja fora, seja
dentro do matrimônio, fora ou dentro do namoro, na amizade ou no relacionamento
superficial. O que for uma manipulação do outro ou de mim mesmo (pois só sou
manipulado, usado, se o permitir, exceto no caso do estupro) vai, obviamente,
ser ultraje para a minha alma e para o meu psiquismo. Mais que isso, vai produzir
distúrbios espirituais como o vício, a incontinência, a falta de auto-domínio,
o afastamento de Deus e da Igreja, o afastamento da oração e da Eucaristia, o
esfriamento da alma, a falta de temor a Deus, a relativização dos valores
evangélicos, só para citar alguns.
No campo dos distúrbios psíquicos teremos a insegurança, a
dependência emocional do outro, a dependência emocional de sensações, a culpa,
o medo, o sentimento de ser sujo, de não servir mais para nada, entre muitos
outros prejuízos, por vezes, irreversíveis.
Mas qual a vantagem de um jovem viver a castidade? Por que
ser casto?
Perguntar isso de maneira genérica equivaleria a perguntar
qual a vantagem de ser santo. No entanto, se a pergunta se refere
especificamente à castidade quanto à sexualidade, dentre as inúmeras vantagens
pode-se destacar duas: a fomentação do amor e a liberdade para discernir a
própria vocação. É ainda D. Rafael Cifuentes quem nos ensina:
"O coração humano está destinado a amar. Só no amor ele
encontra o seu alimento. Quando não se lhe dá amor, ele procura, esfomeado, o
primeiro que encontra: a excitação sexual, a descarga hormonal que o levam a
uma insatisfação afetiva e a uma frustração amorosa. O coração humano
necessita de um amor à altura da sua dignidade. "
Bastaria esta última frase, não é verdade? O seu coração não
necessita de um amor degradante, passional, quase animalesco. O seu coração
humano necessita de um amor à altura de sua dignidade de filho de Deus. Este
amor verdadeiro é o alimento do seu coração e é o único que o leva a Deus. A
vivência de uma sexualidade deturpada, pelo contrário, afastam-no de Deus e
deixam o seu coração cada vez mais inquieto e faminto em busca de ilusões que o
farão cada vez mais fraco e escravizado. Tem razão a Palavra de Deus quando
diz, em Jeremias: "Meu povo me abandonou a mim, fonte de água viva, para
cavar para si cisternas, cisternas fendidas, que não retêm a água (Jer 2,13)
O seu coração pode descobrir, na vivência tranqüila e
corajosa da castidade - seja você homem ou mulher o amor que corresponda ao
preceito de "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si
mesmo". Desta maneira, você está colocando todo o seu ser, seu espírito,
suas forças, na vivência do amor autêntico e, nesta vivência, com toda a
certeza, vai ter um ambiente mais propício para descobrir a sua vocação. E,
entenda, seja ela celibato, sacerdócio ou matrimônio, seu coração estará muito
melhor preparado para descobri-la se estiver livre por amor e para o amor,
ainda que namorando, ainda que com inúmeros amigos, ainda que vivendo como o
mais normal dos jovens cristãos.
Sendo casto, você fomenta o amor real em você, você se
prepara para assumir a vontade de Deus em sua vida. Estas duas coisas são
suficientes para garantir a "inteireza"' e a felicidade permanente,
serena e madura de qualquer um. Feliz aquele que não se deixar iludir pelos
inúmeros prazeres e ofertas do mundo e aceitar o desafio de trilhar a estrada
do amor para um amor maior.
Como viver a castidade hoje
Encontro somente uma resposta: como Maria, tendo coragem e
fazendo uma opção radical de vida por Jesus e inteiramente apoiada na graça.
A coragem de optar radicalmente por Jesus, como Maria. Na
fé. A coragem sustentada pela convicção de que Jesus é a resposta e de que a
Igreja fala por Ele, ainda que o mundo pense o contrário, ainda que meus
colegas não me aceitem, ainda que o mundo inteiro espere outra coisa de mim.
A coragem de apoiar-se inteiramente na graça de Deus e de
abandonar-se com toda a confiança em Deus, sabendo que, ainda que você sofra,
d'Ele vem a recompensa, pois Ele é um Deus fiel e sustentará você
constantemente.
Viver a castidade hoje exige coragem e determinação. Exige
convicção para vestir-se, comportar-se e pensar diferente de todo o mundo.
Exige a determinação de ser fiel à vontade de Deus.
Isto, porém, não depende somente de você. A fonte desta
coragem e determinação é a graça de Deus. Somente um encontro pessoal com Jesus
ressuscitado vai dar a você a coragem e determinação que você não encontra em
si mesmo. Somente uma graça especial deste mesmo Jesus levará você a fazer
d'Ele o Senhor de sua vida, entregando-se sem medidas e cumprindo a vontade de
Deus não por voluntarismo e muito menos por moralismo, mas por amor. Amor a
quem amou você primeiro, amor a quem o sustenta e conduz, amor Àquele que
transformou sua vida. Um jovem que conhece e ama Jesus assim vive a castidade e
as outras virtudes apoiado na graça e encontra n'Ele a coragem de ser luz na
escuridão. Aquele que não encontrou Jesus, porém, vai achar tudo muito bonito e
vai fazer uma força enorme para viver tudo isso, mas, infelizmente, sozinho ele
não conseguirá. Precisará da graça, da força da oração, do poder da Palavra, da
graça poderosa da reconciliação e Eucaristia.
Maria contou com a graça de Deus como ninguém. Disse seu
"sim" incondicional e foi fiel. Viveu de maneira diferente de todas
as pessoas de todos os séculos, enquanto durar a humanidade, pois nela
refletia-se de maneira singular o próprio Deus. Ser diferente não a abalava.
Era uma mulher de fé. Especialmente, era uma mulher que sabia amar, que viveu
plenamente sua sexualidade feminina e a maternidade que dela decorre na pureza,
na castidade, na fidelidade e obediência a Deus. Quem, de fato, crê, não tem
medo de ser diferente. Pelo contrário, sem agressões e vivendo com toda a
simplicidade a graça de Deus, é diferente pelo mero fato de ter-se entregue a
Ele. Da mesma forma, para quem ama de verdade, ser aceito ou não pelo mundo tem
muito pouca, mas muito pouca importância mesmo. Importa Aquele a quem ama e
para quem vive e aqueles para quem Ele ama e vive.
Deixo você com esta reflexão de D. 'Rafael sobre o poder da
graça e da virtude da castidade sobre o amor humano:
"O amor humano, que vem da natureza, e o divino, que
provém da graça, entrelaçam-se e complementam-se: a graça fortifica, eleva,
sublima a natureza. É um privilégio único do ser humano que a vida sexual, que
deriva da natureza, esteja impregnada pelo amor de Deus que deriva da graça.
Dito de maneira mais clara, a energia sexual, a libido, é banhada, é tonificada
pelo amor de Deus. O amor de Deus eleva de tal modo o instinto sexual que muda
profundamente a sua contextura. Assim, é possível viver de modo estável e
gostoso a virtude da castidade".
Fonte: http://www.comshalom.org
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