sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Jesus, nossa Ressurreição, nossa Vida

 
 
 
O que disse Jesus nosso Senhor sobre a ressurreição?
No seu tempo, a ressurreição era uma doutrina muito divulgada e aceita entre os judeus. Somente os saduceus achavam que a vida acabava com a morte (cf. Mc 12,18; At 23,6-8). Uma ideia que nunca existiu no meio do povo de Israel foi a da reencarnação - esta não tem nada a ver com a Bíblia! Contra os saduceus, Jesus ensinou que Deus é o Deus dos vivos e não dos mortos: Ele é o Deus que ressuscita Seus amigos (cf. Mc 12,18-27).
Para Jesus, essa vida após a morte será vida com o corpo e não somente como a alma: “Não tenhais medo dos que matam o corpo mas não podem matar a alma. Deveis ter medo Daquele que pode fazer perder-se a alma e o corpo no inferno” (Mt 10,28). Observe-se bem que corpo e alma sofrerão no inferno: “Se teu olho direito te leva a pecar, arranca-o e joga longe de ti, pois é preferível perder um dos teus membros do que teu corpo inteiro ser lançado no inferno. E se tua mão direita te leva a pecar, corta-a e joga longe de ti, pois é preferível perder um dos teus membros do que teu corpo inteiro ser lançado no inferno” (Mt 5,29s).
Jesus ensina também que bons e maus “ressuscitarão” (no segundo sentido neutro: as almas não poderão ser destruídas, mas sobreviverão à morte) para o julgamento: uns ressuscitarão para a Vida (verdadeira Ressurreição: estar com Cristo e, com Ele, ser glorificado) e outros ressuscitarão para a Morte (ressurreição em sentido figurado: viver no inferno, viver na Morte!): “Não vos admireis, porque vem a hora em que todos os que estão mortos ouvirão Sua voz. Os que praticaram o bem sairão dos túmulos para a ressurreição da vida; os que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados” (Jo 5,28s).
O próprio Senhor ensinou também que, após a Sua Ressurreição, aqueles que comessem, na Eucaristia, Seu Corpo imolado e ressuscitado, pleno de Vida eterna, ressuscitariam também com Ele e como Ele. Ressurreição, aqui, no sentido forte, profundo, verdadeiro: “Jesus lhes disse: “Em verdade Eu vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu Sangue, não tereis a vida em vós. Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a Vida eterna e Eu o ressuscitarei no Último Dia. Quem come Minha Carne e bebe Meu Sangue permanece em Mim, e Eu nele” (Jo 6,53s.56).
Assim, Jesus não somente anunciou Sua própria Ressurreição (cf. Mc 8,31; Mt 16,21ss; Lc 9,22, etc), como também ensinou que todos ressuscitariam por Ele! Há uma passagem em Mateus que mostra bem isto: “Os túmulos se abriram e muitos corpos de santos ressuscitaram. Eles saíram dos túmulos, depois da ressurreição de Jesus, entraram na Cidade Santa e apareceram a muitos” (Mt 27,52s). Qual o significado deste trecho tão misterioso? Será que os mortos voltaram a viver e entraram em Jerusalém, espantando as pessoas?! Não! Não é isto que Mateus quer dizer! Ele quer afirmar somente que a ressurreição de Cristo é causa da nossa ressurreição. A Cidade Santa na qual os mortos entrarão é a Jerusalém celeste, a Glória do Corpo de Cristo, isto é, o Céu (cf. Ap 21,2.10; 22,19). Mateus usa, aqui, aquele tipo de linguagem que os estudiosos da Bíblia chamam de apocalíptica: uma linguagem cheia de figuras...
Concluindo:
1) Jesus ensinou a ressurreição;
2) Ensinou que ressuscitaremos em corpo e alma;
3) Ensinou que há uma ressurreição para a Vida (verdadeira ressurreição) e uma ressurreição para a morte (para a condenação: ressurreição às avessas!);

4) Deixou claro que Ele próprio é a causa da nossa ressurreição: ressuscitaremos porque Ele ressuscitou!

Fonte: http://visaocristadomhenrique.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário