quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sem João, com Cristo?



Dentre os 17 santos com esse nome, João Batista foi escolhido para ser venerado no dia 24 de junho. É um dos santos mais conhecidos e festejados da Igreja Católica. Conhecido em alguns países como “São João Evangelista” ou simplesmente “São João.” Era primo de Jesus, filho de Santa Isabel e Zacarias. Como profeta, pregou a verdade e anunciou a vinda do Messias.
Depois da Virgem Maria, João é o único santo em que comemoramos a natividade (24 de junho) e o seu passamento para a eternidade (29 de agosto). Esse privilégio singular para ambos, com exceção de Maria Santíssima, faz de João um símbolo, isto é, “epilogo” da antiga aliança e o “prefácio” da nova aliança. João Batista cresceu nos desertos, e como todo profeta, agiu com dureza nas palavras, sempre veemente e intransigente, mas com a doçura de alguém que possui desvelo com o coração do outro.  Foi predecessor de Cristo e ofereceu o batismo aquele que era a causa do batismo. Por isso, ele foi um profeta condecorado, contemplado por poder tocar Naquele que ele pregou durante toda a vida.
Uma vez preparado por Deus, João assume toda a missão que lhe foi confiada desde o ventre materno, ele não fracassou! Deu lugar a Cristo que era maior que ele... "Convém que ele cresça e que eu diminua". (Jo. 3, 30)
Não podemos tratar de São João, sem tratar de Cristo, os dois são inseparáveis desde que foram gerados, pois, a visita de Nossa Senhora a sua prima Isabel já evocava a missão dos dois. Que erro absurdo seria obstarmos um do outro. Por sinal, os historiadores acreditam que João era o homem mais admirado por Jesus Cristo. São João irrompeu a grande novidade, esperada desde o antigo testamento por todos os profetas.
Diante das artimanhas protestantizadas, imbecilizadas e desconexas do mundo afora, devemos crer naquilo que o Nosso Senhor pronunciou: Na verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu nenhum maior do que João, o Batista. (São Mateus, 11,7-11).
Mesmo que o mundo lance fora a confluência desses dois Rios, é perene o desejo de Deus na vida de São João. O mundo pode criar muitos “Sem João com Cristo”, mas Cristo nunca, nunca ficará sem São João!
Que ele nos ajude a denunciar tudo àquilo que nega e contradiz o reino de Deus em nosso meio. Tornemo-nos a voz dos que não tem voz e nem vez.
Deus abençoe os blogueiros!
Em Cristo, em João, em Maria, e com todos os anjos e Santos de Deus!

Aldenor Soares – Professor de História 
Ex-coordenador Diocesano do TLC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário